Lobo Enfermagem | Enfermeiro Luís Lobo ao domicílio
  • Ao Domicílio
  • Serviços
  • Online
  • Sobre
  • Contacto
  • Rastreios
  • Atividades
  • COVID-19




​VACINAR... E DEPOIS? FACILITAR?

Vacinar... e depois? facilitar?

3/21/2021

0 Comentários

 
Imagem

Os estudos dos últimos meses têm demonstrado eficácia das vacinas no combate à infeção pelo vírus SARS-CoV-2, diminuindo o número de pessoas infetadas assim como as complicações associadas às formas mais graves da Covid-19. 

Imagem

​A vacinação é mais uma ferramenta para o combate à Covid-19.

​Mas afinal como é que as vacinas funcionam? O que é que acontece no nosso corpo quando somos vacinados?

Quando somos vacinados, é dada informação ao sistema imunológico para que reconheça e combata de forma mais rápida e eficaz um determinado micro-organismo. 
No caso da vacina da Covid-19, normalmente duas semanas após a toma da mesma, o corpo já criou anticorpos, conferindo proteção ao indivíduo vacinado.
Uma pessoa vacinada fica assim protegida em relação às formas mais graves da doença.

Estando vacinado não corro o risco de infetar outras pessoas?

​Um dos aspetos a ter em conta após a vacinação é que a pessoa vacinada pode ficar infetada (sintomática) ou ser portadora do vírus (assintomática) e infetar outras pessoas. Após a vacinação devem ser mantidas as outras medidas de combate ao vírus , como seja o uso da máscara, evitar a aglomeração de pessoas e cumprir o distanciamento social, bem como a higienização das mãos e as medidas de etiqueta respiratória, principalmente em locais públicos e na presença de pessoas não vacinadas.



É importante lembrar que a vacinação será realmente eficaz quando se atingir a imunidade de grupo, com cerca de 70% da população vacinada.
Imagem
​Enquanto isso, não poderemos facilitar!
0 Comentários

Máscaras: uma via com dois sentidos...

3/14/2021

0 Comentários

 

O uso de máscaras tornou-se vulgar nos dias de hoje... Mas será que percebemos realmente qual o seu objetivo? Será que entendemos os mecanismos de proteção por detrás de uma máscara, e quais as diferenças mais significativas entre os diferentes tipos que existem?

Imagem

As máscaras são consideradas como uma medida adicional no combate à infeção e propagação da COVID-19. As mesmas criam uma barreira que impede a propagação de gotículas respiratórias.

O uso de máscara torna-se assim uma responsabilidade mútua: protege-me a mim e a ti!
​
​Mas de que forma?

As máscaras comunitárias ou cirúrgicas têm como principal função impedir que gotículas respiratórias (pequenas partículas de ar exalado) sejam projetadas na direção dos outros, ficando retidas no interior da máscara. Assim, ao usar uma máscara deste tipo (comunitária/cirúrgica), estamos a impedir que as nossas gotículas sejam projetadas no ar e dessa forma impedimos que cheguem às vias respiratórias de outras pessoas. 
Se estivermos a usar uma máscara deste tipo e ao nosso lado estiver uma pessoa sem máscara, nós, que usamos máscara, estamos em risco de ser infetados pois este tipo de máscaras não nos protege de gotículas de outras pessoas!
​

Imagem


Então de que serve usar este tipo de máscaras? Ou qual é a alternativa mais segura?


No que diz respeito à propagação de vírus SARS-CoV-2 ou outros micro-organismos, ​as máscaras cirúrgicas (e também as comunitárias) são projetadas para conferirem uma proteção de dentro para fora: quem as usa protege quem está ao seu redor. Assim, se todos as usarmos, todos estamos protegidos. 

Importa lembrar que o uso de máscara é uma medida adicional no combate à infeção e propagação da COVID-19. 

Como decidir por uma máscara mais segura: as máscaras devem obedecer a determinados parâmetros definidos pelos organismos de saúde.
Assim procura máscaras certificadas que sigam as seguintes normas:
          EN ISO 9237:1995 (máscaras têxtil/comunitárias)
          EN 14683:2019 (máscaras cirúrgicas tipo I, II ou IIR)
          EN 149:2001 + A1:2009 (máscaras FFP2 ou FFP3)


Não chega usarmos uma máscara se não a usarmos corretamente, ou se depois ao manipulá-la contaminamos as nossas mãos e aumentamos o risco de sermos infetados.
​

QUANDO TODOS USAMOS MÁSCARA, TOMAMOS CONTA UNS DOS OUTROS!
Imagem
Importa recordar a importância de:
- manter distanciamento de 2 metros entre pessoas
- evitar multidões e espaços pouco ventilados
- manter medidas de etiqueta respiratória e higienização das mãos
0 Comentários

Tudo sobre a covid-19: mitos e verdades

3/13/2021

0 Comentários

 
Ao longo dos últimos 12 meses todos os dias somos bombardeados sobre notícias acerca do vírus      SARS-CoV-2, ou da infeção por ele causada e por todos nós temida: a Covid-19.

Este pretende ser um espaço que permita a todos ter acesso às informações mais relevantes sobre o vírus, as normas mais recentes (e também as mais antigas), assim como um espaço de partilha de conhecimentos relacionados com este que é ainda um tema tão pouco conhecido! 

Siga-nos e esteja atualizado para que possa viver o seu dia-a-dia de forma mais segura e tranquila.
0 Comentários

    Luís Lobo

    Histórico

    Março 2021

    Categorias

    Todos

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Ao Domicílio
  • Serviços
  • Online
  • Sobre
  • Contacto
  • Rastreios
  • Atividades
  • COVID-19